terça-feira, 28 de outubro de 2014

quiche de cebola

sempre adorei quiche, mas não lembro de ter comido nenhuma desde que virei vegana. aí, outro dia, minha mãe linda me enviou essa receita e, poucos dias depois, resolvi testar.

como não encontrei brócolis bonitinho na feira, resolvi improvisar uma de cebola e eis o resultado:


quiche de cebola

massa
1 xíc farinha de trigo integral
1 xíc farinha de trigo branca
sal
óleo

recheio
5 cebolas médias
shoyu
2 xíc. de tofu firme
1/2 xíc. azeite
1/2 cl de chá de açafrão
1 cl de chá de manjericão desidratado

modo de preparo

comecei pelas cebolas, cortando todas em meia-luas fininhas. aqueci um pouco de azeite numa panela funda e joguei as cebolas com uma pitada de sal para refogar. quando já estava ficando transparente, fui acrescentando o shoyu aos poucos para dar cor e salgar a mistura. quando a cebola já estava um pouco marrom e macia, desliguei o fogo e reservei.

coloquei o tofu em um voal e espremi para que saísse o máximo de água possível. joguei no processador juntamente com o azeite, o açafrão e o manjericão, com uma pitadinha de sal. bati tudo e misturei com a cebola (com o fogo desligado).

para a massa, basta juntar as farinhas com o sal em um recipiente e ir, aos poucos, acrescentando o óleo, até que fique numa consistência que dê para moldar numa forma de fundo falso.

depois de montada a quiche, é só levar ao forno (médio, entre 180° ~ 200°) e esperar até que a massa esteja assada e o recheio levemente dourado.



em tempo: a quiche da foto foi feita com tofu macio. ficou gostosa, mas fiz depois com o tofu firme e ficou muuuito melhor - com o tofu macio achei que o recheio tinha ficado mole demais, meio empapado, e, com o tofu firme, ficou um "creme" mais durinho.


2 comentários:

  1. Vou fazer para o natal, Lu! É uma delícia e ,pelo que eu vi agora, super fácil de fazer! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem fácil, sim, flor! Também vou fazer dela para levar para a ceia de Natal =)

      Excluir