quinta-feira, 27 de março de 2014

"e você come o quê?" - vitamina de abacate

há alguns anos resolvi resgatar uma memória gustativa/afetiva da infância e trouxe de volta pra minha vida o dudu (sacolé,dindin ou qualquer outro nome) de abacate. isso transformou o abacate em um item quase sempre presente na cozinha de casa, lugar onde eu (quase) nunca tinha visto entrar tal fruta.

não sei se o dudu era a desculpa para a vitamina ou se era o contrário, sei que, durante um tempo, tomava uma deliciosa vitamina bem densa de abacate uma vez por semana e passava o resto dos dias me refrescando com o que tinha sido congelado dela.

tirei o leite de vaca da minha vida e continuei fazendo a vitamina com leites vegetais (pra mim, os melhores são o de amêndoa e o de avelã, nessa ordem), mas nunca consegui obter a mesma consistência de antes - passava um tempão pra tomar a vitamina porque me deliciava com cada colherada =D

aí que ontem, lembrando do abacate aberto na geladeira e um já bem madurinho fora dela, pensei nessa mistura que apresento como a melhor vitamina de abacate que já tomei na vida!



Vitamina de abacate para gordinhos saudáveis \o/

- 2 abacates pequenos (ou quase isso: usei 1 inteiro e aprox. 3/4 do outro)
- polpa/"laminha" de 3 cocos verdes
- 1/2 xíc de uva passa hidratada em 3/4 de água de coco (coloquei de molho na noite anterior e deixei na geladeira)

Jogue tudo no liquidificador, bata até formar uma mistura homogênea e seja uma pessoa mais feliz! Se preferir uma vitamina mais ralinha (essa receita fica bem densa), é só adicionar mais água de coco.

Uso a uva passa para adoçar e essa quantidade foi suficiente pra mim. Outras opções mais doces são tâmaras secas, mel de engenho, agave, xarope de bordo (maple syrup) e açúcar mascavo, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário